Os escritórios de arquitetura 3XN e GERNER GERNER PLUS revelaram os detalhes do seu projeto para o concurso do novo aquário do Zoológico de Schönbrunn, em Viena. O "Reino de Poseidon", como os arquitetos batizaram a sua proposta, foi desenvolvido em colaboração com especialistas da ATT e foi projetado para ser "elegante, simples e misterioso, pousando sobre a paisagem do zoológico como um grande véu". A proposta foi premiada com o segundo lugar neste concurso internacional de arquitetura para o projeto do aquário. O grande vencedor ainda não foi divulgado.
O projeto do "Reino de Poseidon" é definido pela ampla cobertura jardim que paira sobre a paisagem natural, a qual incorpora uma série de caminhos e percursos conectados com o conjunto maior do zoológico. O aquário cobre uma área total de 6.000 metros quadrados, divididos em quatro níveis, com um grande acesso envidraçado em forma de onda, o qual pretende atrair os visitantes à transitar entre às áreas ao ar livre e o novo “mundo das águas”.
À medida que os visitantes se deslocam pelo aquário, suas temperaturas variáveis, os sons de fundo, luzes dinâmicas e diferenças de pé direito criam uma atmosfera em constante transformação. Próximo aos tanques individuais, o percurso se amplia de forma a criar pequenas baías, promovendo uma sensação de intimidade entre o observador e a vida aquática. No final da visita, um café e uma loja convidam os visitantes à acessar um terraço na cobertura. Ambas estruturas estão conectadas diretamente ao tanque de tubarões e ao centro de eventos; espaços que permanecem acessíveis mesmo fora do horário oficial de funcionamento do aquário.
Estrutural e funcionalmente, a organização geral do aquário gira em torno do tanque de tubarões, que devido à seu tamanho e requisitos técnicos específicos, atua como um elemento central de arranjo do programa. Para suportar as enormes cargas do tanque, foi necessário um reforço extra no piso, assim como um painel de vidro com 21 polegadas, ou 55 centímetros de espessura.
O aquário é predominantemente composto de elementos de concreto, material escolhido também por suas características estruturais assim como por sua resistência à atmosfera agressiva criada pela água salgada. Para simplificar ainda mais o processo de construção, a forma da cobertura ondulada foi dividida em setores individuais, construídos utilizando formas de concreto padrão. Acima deste "grande véu" que cobre o aquário, a paisagem verde abriga um aviário de urubu barbudo criando um espaço onde as pessoas podem parar e admirar o mais antigo zoológico em funcionamento do mundo.
Via: 3XN e GERNER GERNER PLUS